domingo, 26 de agosto de 2012

Tipos e características das fibras musculares

A publicação de hoje vai exemplificar as fibras musculares, tópicos importantes na diferenciação de cada uma delas e como atuam no exercício físico.

  • Tipo de fibras
  1. Fibras que usam e dependem do oxigênio para a produção de energia são chamadas de fibras aeróbicas, tipo I, vermelhas ou de contração lenta.
  2. Fibras que não exigem oxigênio são chamadas de anaerobias, tipo II, brancas ou de contração rápida.

  • Características das fibras 
  1. As fibras tipo I entram em fadiga mais lentamente, possuem uma celula nervosa menor, inerva apenas de 10 a 180 fibras musculares, desenvolvem contrações longas e continuas, sendo assim são mais resistentes e solicitadas durante o trabalho de baixa e alta intensidade.
  2. As fibras tipo II entram em fadiga rapidamente, as celulas nervosas são maiores e inervam de 300 a mais de 500 fibras musculares, desenvolvem contrações curtas e vigorosas, sendo assim são mais velozes e fortes e recrutadas apenas durante o trabalho de alta intensidade.

As fibras tipo II são divididas em IIA e IIB, ou laticas e alaticas, sendo assim seguem algumas propriedades entre os três tipos de fibra: Fibra tipo I, tipo IIA e IIB.

  • Fibras tipo I -  Velocidade de contração lenta; Capacidade glicolítica baixa; Estoque de glicogênio moderado-alto; Estoque de triglicerideos alto e Capilaridade boa. 
  • Fibras tipo IIA - Velocidade de contração rápida; Capacidade glicolítica moderada; Estoque de glicogênio moderado-alto; Estoque de triglicerideos moderado e Capilaridade moderada.
  • Fibras tipoIIB - Velocidade de contração muito rápida; Capacidade glicolítica alta; Estoque de glicogênio moderado-alto; Estoque de triglicerideos baixo e Capilaridade pobre.

Abaixo segue um esquema ilustrado da estrutura do músculo esquelético.






Referencias: BOMPA, T.O. A Periodização no treinamento esportivo, 2001 e Saltin e al., 1977.




2 comentários:

  1. Muito boa essa explicação! Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  2. Ihh, agora vai ser bom, vou poder utilizar várias dessas dicas nos meus estudos tb!! rsrs
    beijos
    - Raquel Thomaz

    ResponderExcluir