quinta-feira, 2 de agosto de 2012

VO2máx e sua prescrição

VO2 máximo - É a maior taxa de consumo de oxigênio possível de ser atingido durante o exercício máximo ou exaustivo. ( Jack H. Wilmore, David L. Costill - Fisiologia do esporte e exercício, 2001)

Existem diversas formas de encontrar o VO2máx, tal como: teste de esforço máximo e sub-máximo, porém para facilitar, encontramos na literatura algumas formulas de VO2 máx, que na maioria dos indivíduos sedentários ou destreinados há uma alta qualidade no resultado obtido.
Segue a formula, VO2 máx preditivo, quanto a idade e % de gordura.

VO2máx=57,5-0,31(X1) - 0,37(X2)
X1 = idade
X2 = % gordura

Sendo assim, a prescrição aeróbia para indivíduos sedentários deve respeitar o nível de VO2 máximo, um treinamento de alta intensidade na parte aeróbia dificulta bastante a utilização de lipídios durante a atividade, havendo um acumulo maior de lactato, alta secreção de cortisol e ocorre uma proteólise (havendo uma perda de massa magra).

Portanto, antes de prescrever qualquer tipo de treinamento intenso na parte aeróbia devemos avaliar o aluno e prescrever uma atividade que seja compatível com seu nível de condicionamento, para alcançar com maior precisão seu objetivo.


Um comentário: